Faculdade Anhanguera
ESTRUTURAS
DE MERCADO
ECONOMIA
José Sérgio de Castro RA 3776771992
Juliana de Fátima da Silva RA 4200061333
Lucas Vinicius da Rocha RA 4200061339
Moara Maria Cesário RA 3786741955
Patricia da Silva Morais RA 3721643377
Santo André/ 2012
Concorrência
perfeita
Podemos separar esse sub
título em quatro tópicos: mercado atomizado, produtos homogêneos, sem barreiras
e transparência do mercado.
·
Mercado atomizado, grande quantidade de empresas compõem – se
como átomos.
·
Produtos homogêneos, são todos similares
·
Sem barreiras, sem
muitas dificuldades de entrar no mercado
·
Transparência do mercado, como se fossem empresas S.A, livre
acesso as informações das concorrentes.
No mercado de concorrência
perfeita os lucros são mais modestos a longo prazo, sem os chamados lucros extras ou extraordinários, e se houvesse logo atrairia mais concorrentes
porque o acesso é facilitado, quanto maior a concorrência menores os preços,
menores os lucros e por fim menos atraente é esse mercado. O único mercado que
se aproxima desses atributos seriam os hortifrutigranjeiros, no mais tende – se
a diferenciar – se desse modelo pouco lucrativo.
Monopólio
Este se pré define o oposto
da concorrência perfeita, existe somente uma empresa ofertando o produto, serão
impostas suas vontades e cabe aos consumidores acatar ou não utilizar desse
produto, seria importante destacar que mesmo um mercado monopolizado os preços
não podem serem abussivamente altos, ou então a queda no consumo seria muito
drástica, afetando diretamente os lucros da empresa, há alguns exemplos de como
se formam alguns monopólios.
·
Monopólio puro ou natural, ocorre quando a empresa tem uma
mega estrutura já enraizada e com preços bem acessíveis, gerando assim
desinteresse de novas empresas em investir altíssimo em um mercado pouco
atraente.
·
Patentes, enquanto ainda se está no prazo de desfrutar de sua
patente a concorrência inessiste.
·
Controle de matérias primas básicas, onde somente algumas
empresas tem acesso ao matéria para a criação do produto final.
·
Monopólio institucional ou estatal, que são considerados
estratégicos ou de segurança nacional ( energia, comunicação e petróleo ), como
ocorre no brasil e no mundo.
oligopólio
Estrutura
formada por um pequeno grupo de empresas que maximizam os lucros e que dominam
a oferta de mercado, geralmente são de grande porte e fixam seus preços a seu
desejo e as vezes tem como concorrentes algumas pequenas empresas que se
sujeitam as regras impostas pelas grandes.
Maximizar
lucros = Mark – up : forma de fixar preços por não prever adequadamente a
demanda de seu produto, mas conhecer muito bem seus custos
Concorrência
monopolística
Imtermédio
entre monopólio e concorrência perfeita, mas não deve ser confundida com
oligopólio, veja alguns exemplos:
·
Número grande de empresas, tem poder de
concorrência com segmentos e produtos diferenciados
·
Margem de manobra para fixação dos preços não
muito ampla, quando há produtos substitutos no mercado.
Características
estas que dão pequeno poder monopolista sobre preços, mas com mercado
competitivo, mas também não há barreiras para novas empresas e quanto aos
lucros há certas similaridades com a concorrência perfeita.
Estruturas
do mercado de fatores de produção
Definição
para mercado de mãos de obra, capital, terra e tecnologia, que também
apresentam diferentes estruturas, nele é importante destacar a demanda
derivada, funciona paralelo ao mercado de produtos, se o setor de automóveis
vai mal, o de autopeças ( derivado ) também vai.
Concorrência
perfeita no mercado de fatores
Como
o setor de prestação de serviço ( venda de mão de obra ) é amplo e
desqualificado, o poder de barganha por parte das empresas é vantajoso pagando
valores relativamente baixos.
Monopólio
no mercado de fatores
Quando
há um monopolista na venda de insumos (mão de obra necessária qualificada para
a execussão das tarefas )
Oligopólio
no mercado de fatores
Ocorre
quando poucas empresas produzem um determinado insumo ( oligopólio na venda de
insumo ).
Monopsônio
( monopólio na compra de insumos )
Caso
de empresas instaladas em determinada região onde se encontra singular para
aquisição de mão de obras em um grande espaço geográfico.
Oligopsônio
( oligopólio na compra de insumos )
Onde
há poucos compradores negociando com muitos vendedores
Monopólio
bilateral
Ocorre
quando um só comprador tem somente um fornecedor também, assim sendo eles se
impõem da forma que agradam ambos, um exige preços menores devido a ser o único
comprador e vice versa
Grau de
concentração econômica no Brasil
Calculo
utilizado em cima das quatro maiores empresas de cada ramo, relacionando quanto
as quatro faturaram comparado ao total do ramo das mesmas, em porcentagem.
Aplicação
: mercado de cimento no Brasil e o enfoque moderno de estrutura de mercado
No
enfoque tradicional herdado da década de 50, afirmava que quanto maior a
participação de uma firma num segmento maior seria seu poder de mercado (
monopólio ); No enfoque moderno seria sim essa firma um indicador importante,
mas não determinante, e caberia a alguns órgãos decidirem se manteriam esse
monopólio como fonte saudável para a economia ou se abriria portas para novos
concorrentes neste mercado, assim como as empresas de cimento, que as grandes
compraram as menores e começavam a se impor, e sofreram represálias do governo
quanto as suas vontades, sob ameaça de facilidades de importação para gerar
mais concorrência de cimento no país.
Esses
atributos cabem ao CADE, conselho administrativo de defesa econômica,
instituição governamental encarregada de prevenir abusos econômicos.
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